Especial CIPA Setembro Amarelo: Depressão e tristeza: como identificar?

Sem categoria

A tristeza é um sentimento considerado saudável, faz parte da vida e é natural do ser humano. Ela não impacta tão negativamente a sua produtividade, mesmo triste e com um pouco menos de vontade, você consegue cumprir as tarefas do dia a dia. Ocasionalmente, é normal nos sentirmos tristes por alguma situação que tenha nos chateado.

Já a depressão é uma situação de adoecimento. É uma tristeza que persiste e vem com outros sintomas, como angústia, ansiedade, desesperança e culpa. Além disso, não necessariamente ela é desencadeada por algum momento dramático, a doença é multifatorial, tendo envolvidos fatores genéticos, neurobiológicos, de personalidade e ambientais.

É preciso estar atento para identificar os sinais da depressão e diferenciá-los do sentimento de tristeza comum. Por isso trouxemos alguns sintomas comuns em quadros depressivos para te auxiliar nesse processo.

  • Humor deprimido na maior parte do dia;
  • Diminuição ou perda do interesse em quase todas as atividades;
  • Alterações de sono (insônia ou excesso);
  • Estar sempre cansado sem razão, com pouca energia ou lento;
  • Sentimento de culpa excessivo;
  • Dificuldade de concentração, de memória ou na tomada de decisões;
  • Pensamentos de morte ou ideação suicida.

O que pode auxiliar no tratamento da doença?

  • O acompanhamento psiquiátrico e psicológico tem papel principal no tratamento da Depressão. O psicólogo promoverá o acolhimento, auxiliando em questões emocionais e no manejo dos prejuízos que decorrem dos sintomas do quadro. Por outro lado, o psiquiatra avaliará a necessidade do suporte medicamentoso para a estabilização do organismo, diminuindo a manifestação dos sintomas físicos a curto prazo.
  • É importante você saber que a depressão, na maioria dos casos, tem cura. E a busca pelo auxílio qualificado é de extrema importância.
  • Além do mais, é preciso zelar por uma melhora na saúde mental e pela sua manutenção, para isso, você pode agregar na sua rotina os hábitos que trouxemos durante essa campanha em todo o mês de setembro. O Autoconhecimento e o Autocuidado são grandes aliados nessa jornada

Se você estiver passando por um momento difícil, lembre-se de que não precisa lidar com tudo sozinho. Se precisar, peça ajuda

Lembre-se que estamos com você! Fique à vontade para falar sobre isso com a sua gestão em momentos de 1:1. Dessa forma, iremos te acolher e pensar em estratégias para enfrentarmos juntos essa situação.

Vale lembrar que o apoio de profissionais de saúde mental (psicólogos e psiquiatras) é fundamental, pois eles são os mais qualificados para te avaliar e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Além disso, há outras formas de buscar ajuda:

CVV – O Centro de Valorização da Vida trabalha para oferecer suporte emocional e realizar a prevenção do suicídio. O atendimento é gratuito e fica disponível 24 horas pelo telefone 188 ou pelo chat online no site.

Serviço de Psicologia em Universidades e Faculdades – Em instituições de ensino que ofertam o curso de Psicologia, é comum ter atendimento psicológico gratuito voltado para a comunidade. Busque informações da instituição mais próxima de você.

ZenKlub – Plataforma de cuidados com a saúde mental, oferecida como benefício aos KingHosters, que disponibiliza atendimento psicológico online e sem custo.

Related Posts